Powered By Blogger

Páginas

Postagens populares

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como se comportar diante do selecionador

Como se comportar diante do selecionador


Você passou na primeira etapa do processo seletivo. Seu currículo cumpriu o papel de vender sua imagem de forma positiva e você foi chamado para participar de uma entrevista. Ufa! Parabéns! Agora é só manter a calma, se preparar e seguir em frente para ser contratado.

Pelo menos é o que garante a psicóloga Sandra Regina Gouveia Moreira, que trabalha há mais de 15 anos com seleção de profissionais.

Em uma entrevista, a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é chegar no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistado. Outro item a ser observado é a roupa. Opte sempre por roupas discretas, como: calças sociais, ternos, camisas, ternos femininos, cores sóbrias e pouca maquiagem.

Você pode ser um ótimo profissional, mas lembre-se do ditado "você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência". Então capriche no visual.

O segundo passo da entrevista é demonstrar quais são suas qualidades e justificar os motivos pelos quais a empresa deveria contratá-lo. Por isso, faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como "quem é você?", "o que já fez?", "o que seu último empregador acha de você?", "quais os resultados que você conseguiu para a empresa?" e "o que você pode fazer pela nova empresa?".

É muito importante também fazer uma pesquisa para obter o máximo de informações possíveis sobre a nova empresa, para não se frustar depois de contratado. Jamais demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.

Durante a entrevista, seja natural e espontâneo. Caso não entenda uma pergunta, não tenha vergonha de questionar. "Dizer que não entendeu a questão e pedir para o entrevistado repetir não significa que você é uma pessoa menos qualificada para o cargo", alerta Sandra.

Apesar de estar em processo de competição com outras pessoas, procure esquecer os outros. Dê o seu melhor e se mesmo assim não for escolhido, é porque a empresa não é adequada para você. "Não esqueça que você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo", lembra Sandra. Portanto, é preciso haver um encontro de interesses para dar certo. Muitas vezes, as empresas não estão atrás do mais inteligente, mas daquele que mais se adapta às necessidades delas.

Para ajudar você nessa etapa, preparamos algumas dicas. Confira:

1. Pense quais são seus objetivos, pontos fortes e pontos fracos

2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga

3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo

4. Preste bastante atenção no que irá usar. Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem. Tenha sempre em mente que não pode exagerar na roupa (você não está indo para uma festa), nem na maquiagem. Lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência

5. Leve um currículo impresso

6. Chegue no horário (ou, se puder, com 15 minutos de antecedência). Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do entrevistador e se existe alguma outra opção

7. Irradie entusiasmo

8. Respire fundo e tente manter a calma

9. Seja natural e espontâneo

10. Olhe nos olhos. Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo

11. Não fale mal da empresa anterior, dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe

12. Não fique mexendo em objetos, estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora. Isso demonstra ansiedade.

13. Deixe o celular desligado

14. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua vida profissional.

15. Não mude de assunto de repente

16. Não fume, não masque chicletes e nem use óculos escuros

17. Faça as suas perguntas

18. Se tiver dúvidas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!

19. Pergunte se há previsão para fechar a vaga

20. Confie em você. E se a resposta não for positiva, não se sinta um perdedor. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes

12 comentários:

  1. gostei pricipalmente da nº 20, pois foi um alívio para mim. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. fico apreensiva com medo de gaguejar mas vou manter a calma e vou pegar essa vaga.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem agradavel e construtiva.
    sempre me informo e me mantenho atualizado quantos essas questoes.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom , me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. ótima matéria assim estarei preparado e ficarei tranquilo na minha entrevista

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas ,muito bom.. parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas, adorei. Obrigado

    ResponderExcluir